terça-feira, 10 de maio de 2011

Pluralidade Cultural: tolerar é preciso

      Grandes discussões se travam nas redes socias entre os adeptos do Happy Rock, como é conhecido o estilo musical em voga nas rádios, e os fiéis defensores do Brock, o movimento roqueiro brasileiro dos anos 80. O segundo movimento tece ácidas críticas ao público adolescente, que compõe a esmagadora maioria do adeptos do Happy Rock. Entre essas críticas está a má-qualidade das letras, pobreza das melodias e a inexistência de uma bandeira que indique qual a razão de existir desse movimento.
     Todo movimento cultural é passível de receber críticas, e estas devem ser entendidas como uma manifestação democrática da pluralidade cultural brasileira, que permite a coexistência das mais variadas formas de manifestações artísticas no território nacional.
     Entretanto há um dado preocupante que caracteriza a cultura de massa brasileira: verifica-se uma uniformidade desinteressante nas obras artísticas que são oferecidas ao grande público. Os grandes conglomerados midiáticos, aí incluídos os principais jornais, rádios e canais televisivos, não abrem espaço para uma imensa parcela da produção cultural brasileira. Há uma overdose na cobertura de determinados segmentos musicais, enquanto outros são mantidos à margem, de modo que o público deve procurar outras fontes, como a internet, para ter acesso a essa produção cultural.
         A música brasileira é riquíssima em todos os seus gêneros: samba, heavy metal, technobrega, baião, indie rock, axé...nenhum estilo musical exclui outro, todos possuem artistas qualificados que engrandecem a música brasileira.
           O que deve ser criticado não é o estilo em si, mas a overdose de exposição midiática de determinado segmento em detrimento de tantos outros. Se a música brasileira é tão rica, a cobertura midiática deve contemplar toda essa riqueza, para brasileiros de todas regiões e de todas as faixas de renda tenham acesso à esse maravilhoso patrimônio cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário